[NOTÍCIA] DE ACORDO COM PESQUISA ESTÁ FICANDO DIFÍCIL VENDER JOGOS ACIMA $25 NA STEAM
Nos últimos dois anos e meio, nos lançamentos mais vendidos do Steam se viu um aumento dos jogos baratos. A GameDiscoverCo, empresa especializada em análise do mercado de jogos, examinou dados de fevereiro de 2023 a outubro de 2025 e descobriu que as vendas de jogos com preços medianos caíram entre 14% e 20%. Enquanto isso, os preços médios permaneceram praticamente estáveis, sugerindo que o número de jogos baratos está aumentando.
O preço médio dos lançamentos mais vendidos do Steam caiu até 20% em cerca em dois anos e meio.
Esta pesquisa abrangeu os 50 jogos novos mais vendidos (excluindo jogos gratuitos) lançados na Steam a cada mês, durante um período de aproximadamente dois anos e oito meses, de fevereiro de 2023 a outubro de 2025, e acompanhou os dados de vendas durante um mês após o lançamento.
Como resultado, o preço mediano caiu entre 14% e 20%. Enquanto isso, o preço médio permaneceu praticamente estável. A GameDiscoverCo analisou isso e concluiu que embora os jogos de alto preço ainda existam, a faixa de preço intermediária foi reduzida pelo aumento de jogos de sucesso na faixa de preço mais baixa.
De acordo com a pesquisa essa tendência começou se tornar perceptível por volta do segundo semestre de 2023. Por exemplo, em março de 2024, títulos com preço inferior a $10, como Content Warning (R$23,99) e Buckshot Roulette (R$9,99), entraram no top 10 em vendas acumuladas durante todo o período do estudo.
O relatório afirma que as faixas de preço dos títulos mais vendidos se dividem em duas grandes categorias: aqueles com preço inferior a $20 são considerados acessíveis e fáceis de experimentar, e muitos jogos indies que podem ser jogados repetidamente, como roguelikes e jogos estilo vampire survivors, se enquadram nessa categoria.
Enquanto isso, a faixa de preço de $60 a $70 está repleta de grandes franquias de grandes estúdios, a GameDiscoverCo destaca que séries consagradas ainda conseguem conquistar um público fiel mesmo nessa faixa de preço.
E quanto à faixa de preço intermediária? A GameDiscoverCo analisa que precificar acima de $25 está se tornando complicado, especialmente para novas IPs que não sejam consagradas ou jogos de estúdios menores.
A empresa explica que o motivo disso é que, com o aumento de jogos indies que podem ser jogados por um longo tempo por $10 a $15, os jogadores estão começando a avaliar novos jogos de preço médio com base em se eles valem o preço mais alto, e que, se estiverem dispostos a pagar de $60 a $70, têm a opção de escolher um jogo maior(AAA) com sucesso em vendas. A empresa conclui que a faixa de preço médio agora está sendo comparada tanto a jogos independentes de baixo orçamento quanto a jogos de grande orçamento(AAA) com preço integral.
No entanto, o relatório enfatiza que esta análise é apenas uma perspectiva baseada em dados sobre os principais lançamentos recentes do Steam e não constitui uma afirmação definitiva sobre o mercado como um todo.

Comentários
Postar um comentário