[NOTÍCIA] A RESPOSTA DO CEO DA LEVEL-5 POR CONTA DA POLÊMICA DE IA


A polêmica de que Clair Obscur: Expedition 33 usou IA em alguns cartazes do cenário e a perca dos prêmios que recebeu no Indie Game Awards, trouxe de volta aos holofotes declarações passadas da Level-5 sobre eficiência de desenvolvimento, gerando boatos de que a empresa estaria "automatizando" a criação de seus jogos. O CEO da Level-5Akihiro Hino, escreveu uma longa mensagem na rede social sobre um post viral que está circulado na plataforma. Hino afirmou que muitos desenvolvedores estão atualmente usando IA para aumentar a eficiência, e não apenas a Level-5; eles simplesmente não tornam público.

O Mito dos "90% de Código Automático"
Hino começou o texto desmentindo o rumor viral de que a Level-5 estaria usando IA para escrever de 80% a 90% de seus códigos de programação. Segundo o executivo, essa informação nasceu de um mal-entendido sobre um projeto não anunciado que tem a IA como tema central. Nesse projeto específico, a equipe está experimentando o uso intensivo de IA na programação como parte da proposta criativa.
"Se pudéssemos criar jogos com 90% do código vindo de IA, seríamos os líderes globais da tecnologia e todos os pesquisadores de IA do mundo estariam batendo à nossa porta", afirmou Hino, reiterando que a tecnologia ainda não atingiu esse nível de autonomia. 

De 10 Anos para 2 Anos: A Revolução da Agilidade
Apesar de negar a substituição total de programadores, Hino foi enfático sobre os benefícios reais: a IA está reduzindo o tempo de desenvolvimento de forma drástica.
"Pode vir um mundo onde, em vez de esperar de 5 a 10 anos pelo desenvolvimento de um jogo AAA, possamos jogar um novo título a cada dois anos. É fato que a IA está nos permitindo uma redução de tempo que não pode ser ignorada, e acredito que isso tem o potencial de virar o senso comum do desenvolvimento de jogos de cabeça para baixo."
Ele aponta um problema crítico da indústria atual: o tempo de espera. Hoje, um título AAA ( de grande orçamento) leva de 5 a 10 anos para ser concluído. Com a ajuda da IA, Hino acredita ser possível entregar experiências desse calibre a cada 2 anos. Para o jogador, isso significa menos tempo de espera; para o desenvolvedor, significa viabilidade comercial e criativa.

Gráficos da SpriteCell

Ferramenta vs. Arma: O Debate Ético
O CEO utilizou uma analogia para abordar o medo de plágio e a visão negativa que cerca a tecnologia:
"A IA é frequentemente tratada como plágio, mas uma faca pode ser usada para cozinhar ou como uma arma. Um computador pode criar um jogo ou cometer um crime cibernético. A IA, dependendo de como é usada, pode gerar conteúdo plagiado mas, quando usada corretamente, tem o poder de enriquecer o mundo criativo." 
Hino alerta que rotular o uso de IA como "maligno" por padrão pode atrasar o desenvolvimento tecnológico digital de forma irreversível.

O Sonho dos ''Jogos de Próximo Nível''
O texto de Hino encerra com um tom pessoal e tenta ser inspirador. Como criador, ele expressa o desejo de ver e desenvolver jogos que superem os padrões atuais de sonhos da indústria antes do fim de sua carreira. Para ele, a IA não é a autora da obra, mas sim o pincel mais moderno disponível para o artista.
"Eu quero ver jogos que evoluam ainda mais enquanto eu estiver vivo. Quero ver, e criar jogos que superem os padrões AAA de hoje. Se criarmos a impressão de que 'usar IA é algo ruim', o desenvolvimento da tecnologia digital poderá sofrer um grande atraso. Gostaria que tanto criadores quanto consumidores reconhecessem a IA como uma ferramenta que os humanos utilizam para criar suas obras."
Eu Sou um Fã da Level-5 e Agora?
A mensagem é clara: a Level-5 continuará a usar tecnologia de ponta para tentar entregar jogos como Professor Layton, Inazuma Eleven e novas IPs de forma mais rápida e ambiciosa, sem abrir mão da supervisão humana que define a identidade do estúdio.


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