[TRADUÇÃO] ENTREVISTA COM MASAHIRO SAKURAI
A editora East Press lançou um mangá educativo no Japão sobre o criador de jogos Masahiro Sakurai intitulado Manga de Shiru Hito to Shigoto Sakurai Masahiro Gemu de Sekai o Motto Tanoshiku(Masahiro Sakurai: Pessoas e Trabalho – Um Guia em Mangá para Tornar o Mundo Divertido com Jogos) no dia 18 de novembro.
Masahiro Sakurai é um criador de jogos conhecido por seu trabalho em títulos como "Kirby" e "Super Smash Bros.". Além de seu trabalho em jogos, ele também fez contribuições significativas para a indústria de games por meio de suas colunas seriadas em revistas especializadas e seu canal no YouTube, "Masahiro Sakurai's Game Making".
A Yahoo realizou uma entrevista por e-mail com o Sakurai para coincidir com o lançamento do mangá no dia 18.
ENTREVISTADOR: Gostaríamos de saber a história por trás de sua vida ser retratada como um mangá educativo e seus sentimentos sinceros ao receber a oferta?
SAKURAI: Eu gosto de viver de forma discreta e sem chamar a atenção. Não duvidem de mim... Eu me dedico totalmente a transmitir minhas obras e conceitos, mas sou uma pessoa que prefere se abster de se autopromover ou aparecer. Também não quero ser feito de "brinquedo da internet". Por isso, recuso entrevistas sobre mim com bastante frequência.
Acredito que o melhor é que as pessoas apenas joguem os jogos, sem se preocuparem com quem os criou. Por essa razão, quando recebi a primeira proposta para o mangá educativo eu recusei. Eu estava no auge do meu trabalho principal e, uma vez que se começa, acaba por não ter tempo para outras coisas. Isso foi há mais de um ano e meio. No entanto, depois, fui convencido pelo entusiasmo do Sr. Osumi, o editor responsável, e decidi que talvez valesse a pena dar uma olhada. Eventualmente, o projeto foi sendo desenvolvido, trocamos rascunhos e chegamos à um acordo.
ENTREVISTADOR: O livro também apresenta a história de como o Sr. Sakurai almejou a indústria de jogos e se juntou ao "HAL Laboratory". Para os estudantes que pretendem ingressar na indústria de jogos, o que eles podem fazer agora mesmo após lerem este livro?
SAKURAI: Responderei sob a premissa de que o objetivo é ser desenvolvedor, não profissional de relações públicas ou vendas. O caminho mais rápido é, sem dúvida, criar e concluir um jogo.
Crie qualquer coisa, não importa o que seja. Não algo de grande escala, mas algo pequeno que possa ser concluído em uma forma jogável. Mesmo diante de dificuldades, pesquise, use a criatividade e resolva. Faça ajustes para que se torne algo mais agradável. Se possível, peça a outras pessoas para jogarem e observe as reações. Crie vários jogos. Essa repetição e esforço constante constroem a base e aprofundam a compreensão.
Hoje em dia, há inúmeros métodos para criar jogos. Se você não conseguir fazer nem isso, pode-se considerar que não está nem na linha de partida. O mundo é composto por pessoas que se aprimoram dessa forma. Claro, você pode se especializar em áreas como gráficos ou som, mas isso exigirá um know-how mais especializado. E mesmo para quem busca uma função especializada, aprender a própria produção de jogos e ter uma compreensão ampla sempre traz benefícios. Se possível, trabalhe em equipe para criar jogos pois seria uma forma de ganhar mais experiência, mas isso é algo difícil de se fazer agora mesmo.
ENTREVISTADOR: Qual você acha que é a experiência ou aprendizado mais valioso que as crianças podem obter dos jogos?
SAKURAI: Brincadeira é brincadeira, então não é bom forçar de que jogos trazem aprendizados ou utilidades. No entanto... considero o ato de brincar, ou de se divertir ao se movimentar, um tipo de treinamento para a vida. Talvez não haja desperdício em tudo o que nos faz sentir prazer.
Quanto ao mangá educativo, como ele pode ser um gatilho para as crianças decidirem seu futuro ou desenvolverem seu próprio modo de pensar, por favor, comprem para elas sem hesitar!
Certa vez, uma das minhas colunas na Famitsu foi incluída em um livro de referência para o ensino médio. YouTubers, celebridades e músicas também são usados como material didático, e, enquanto este mangá estava sendo produzido, coincidentemente, recebemos uma oferta para um projeto de mangá educativo semelhante de uma grande editora. Parece que todos estão pensando seriamente em como as crianças podem aprender de forma divertida enquanto despertam seu interesse.
ENTREVISTADOR: Finalmente, por favor, deixe uma mensagem para os leitores do seu mangá, incluindo crianças, fãs e aqueles que aspiram a ser desenvolvedores de jogos?
SAKURAI: Pessoalmente, sinto um pouco de vergonha de ter me tornado um personagem de mangá educativo... mas acredito que há o que ganhar quando mais pessoas conhecem
o lado do criador de jogos, então, por favor, divirtam-se.
Neste mangá, minha função foi supervisionar para garantir que não houvesse discrepâncias com os fatos. Embora haja algum exagero típico de mangá, ele é basicamente baseado em fatos que podem ser conhecidos através de colunas e entrevistas. No entanto, ao examiná-lo, fiquei surpreso com o nível de detalhes. A composição do meu local de trabalho na capa, o teclado, as prateleiras de jogos, a bicicleta ergométrica e outros itens, o carro que eu dirijo e até mesmo um certo gato estão bem próximos da realidade. Espero que desfrutem deste livro, que coincidentemente está sendo lançado quase ao
mesmo tempo que Air Riders.
Ressalto que minha função foi estritamente de supervisão e verificação. Quem demonstrou a criatividade neste livro foram o editor responsável e os artistas. Acredito que eles podem transmitir melhor as intenções, então aproveito este espaço para pedir que falem.
RINTARO OSUMI (EDITOR RESPONSÁVEL): Este mangá foi planejado com o objetivo de "aumentar, mesmo que um pouco, o número de pessoas que almejam a indústria de jogos".
Tivemos a colaboração do próprio Masahiro Sakurai, da Side-Lunch na produção do mangá, da Bookwall no design, da ilustradora Sachiyo Fukui e de muitas outras pessoas para que esta publicação fosse possível. Masahiro Sakurai é um diretor de jogos que atua na linha de frente da indústria e, na época, também produzia um programa no YouTube. Nessas condições, eu não esperava que ele aceitasse... mas, para minha surpresa, ele revisou minuciosamente não só o conteúdo do mangá, mas também a capa, a obi (faixa), as colunas e todos os cantos do livro, dando-nos inúmeras ideias para a expressão, o texto e o design.
E o mais surpreendente de tudo foi a velocidade da supervisão. Fiquei sempre impressionado com a rapidez com que ele nos devolvia o material no mesmo dia em que o enviávamos. Foi assim que este livro foi concluído. Penso que é um volume cheio de diversas inovações para garantir que não haja grande desvio dos fatos, mas sem esquecer que deve ser "divertido como mangá!". Esperamos que a história em mangá da vida de Masahiro Sakurai ajude muitas pessoas a sentirem a dificuldade e a alegria de criar jogos!
Masahiro Sakurai intitulado Manga de Shiru Hito to Shigoto Sakurai Masahiro Gemu de Sekai o Motto Tanoshiku(Masahiro Sakurai: Pessoas e Trabalho – Um Guia em Mangá para Tornar o Mundo Divertido com Jogos) foi lançado no dia 18 de novembro no Japão por 1.430 Ienes (R$49). Sem previsão para ser lançado no Ocidente.

Comentários
Postar um comentário