[NOTÍCIA] APÓS AQUISIÇÃO DE EMPRESA AMERICANA DESENVOLVEDORES DE JOGOS JAPONESES ESTÃO COM UM GRANDE PROBLEMA EM MÃOS
Um dos serviços de fontes comerciais mais utilizados no Japão encerrou seu plano de licença acessível para integração em jogos e aplicativos, criando um problema complexo e caro para os desenvolvedores de jogos locais. Conforme relatado pela Gamemakers, o serviço, chamado Fontworks LETS , descontinuou seu plano de licença para jogos em 28 de novembro. Seu substituto, oferecido pela nova empresa controladora da Fontworks, a Monotype, de propriedade americana, tem um preço anual mais de cinquenta vezes maior.
O antigo plano LETS permitia que desenvolvedores integrassem fontes japonesas de alta qualidade em seus jogos por aproximadamente 60.000 ienes por ano (R$2071,84). Sob a nova estrutura da Monotype (que não possui mais preços locais para o Japão), um plano que permite a integração em jogos custa $20.500 por ano(R$109.605,27). Ainda mais problemático para os desenvolvedores, o contrato inclui um limite de 25.000 usuários para aplicativos que utilizam as fontes fornecidas, o que é completamente irrealista para a maioria dos títulos comerciais atualmente.
Devido ao grande número de caracteres na língua japonesa, encontrar alternativas de fontes de alta qualidade e acessíveis é extremamente difícil.
Desenvolvedores de jogos como a de Fate/Grand Order (que usam a LETS) são os mais afetados. Mudar de fonte implica refazer toda a integração, o processo de QA (Garantia de Qualidade) e relançar o jogo rapidamente, além de alterar a identidade visual. Jogos que não puderem renovar ou mudar a licença legalmente provavelmente não conseguirão receber atualizações.
A expectativa é que a Monotype ofereça uma solução mais razoável, pois o impacto total do problema deve se tornar mais evidente ao longo de 2026.



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